O Sindicato de Atletas de São Paulo vem beneficiando todo ex-atleta com o Certificado de Monitor. De acordo com o que previa a lei 6.354/76, em seu artigo 27, “todo atleta que completa três anos consecutivos ou cinco anos alternados será considerado por lei monitor de futebol”.
O termo “monitor” da época é o que representa o técnico hoje. O atleta precisa comprovar através de seu registro profissional. Caso não tenha, pode solicitar na CBF seu histórico como atleta.
Desde 2008 o Sindicato emite esse Certificado para os ex-atletas que são associados, através do site
www.sindicatodeatletas.com.br, porém também pode ser solicitado pessoalmente. O Certificado é acompanhado com um kit que contém: camiseta, caneta, lápis, apito, bloco de notas, pasta e duas carteirinhas, uma de sócio e outra do monitor. O prazo para recebimento é de 7 a 10 dias.
“O Certificado de Monitor, dá aos atletas uma excelente oportunidade para que consigam continuar sua vida profissional tendo um rendimento que está ligado diretamente à sua primeira profissão”, comenta Luís Eduardo Pinella, vice-presidente do Sindicato.
A grande maioria dos atletas que solicitam, já possui algum projeto e podem abrir uma escola ou trabalhar para prefeitura. O certificado deixa o profissional apto para trabalhar em escola, na parte tática e técnica.
“Trabalhar em escolinhas de futebol passando a experiência adquirida durante os anos em que atuou como atleta profissional para os alunos que pretendem seguir a carreira de atleta, indicando os atalhos para o aperfeiçoamento dos movimentos que o corpo deve fazer para alcançar maior perfeição nos passes e nas finalizações são alguns exemplos em que esses atletas podem contribuir enormemente com seus alunos”, que conclui Pinella.
Alguns ex-jogadores consagrados como: Beletti (Seleção Brasileira) Vampeta, Edilson Capetinha (Corinthians) já receberam o benefício. Nesse primeiro semestre foram emitidos 170 certificados com seus kits.