NOTÍCIAS

Saferj distribuirá cartilha do Itamaraty a atletas que atuam no exterior

O Saferj visitou o diretor de registros e transferências da CBF, Luiz Gustavo Vieira de Castro, que elegeu o Sindicato como a melhor maneira de divulgar a cartilha do Itamaraty que orienta jogadores de futebol no exterior


Redação SAFERJ

O Ministério das Relações Exteriores está lançando uma cartilha que procura ajudar e aconselhar pessoas que se aventuram no exterior em busca de trabalho. Entre os principais alvos das orientações estão os profissionais da moda, músicos, dançarinos, cozinheiros e, principalmente, jogadores de futebol, contemplados no primeiro capítulo da cartilha.

Entre os assuntos abordados estão o comportamento que o jogador deve ter com o passaporte, cuidados com as transferências, agentes, contratos e até possíveis problemas com o choque cultural e o custeio das passagens. O texto faz também um panorama da situação dos jogadores que saem do país e do mercado de trabalho aqui no Brasil.

- Se o jogador der certo, jogar bem, tudo bem, mas se não, precisa ter um respaldo. Essa cartilha não é só para o jogador registrado, federado, mas também para aquele que vai fazer uma aventura – explica o diretor da CBF, Luiz Gustavo.

A cartilha foi desenvolvida pelo Departamento Consular de Brasileiros no Exterior, sob orientação do diplomata Marcelo Ferraz e da embaixadora Luiza Lopes. O Itamaraty entrou em contato com a CBF a fim de disseminar as recomendações.

- A CBF entende que a melhor forma de divulgar essa cartilha seria através do sindicato dos jogadores. Vocês, com o Alfredo (Alfredo Sampaio), que já dão uma ótima estrutura para jogadores e ex-jogadores, agora tem essa missão de ajudar na orientação deles. A CBF lida com os clubes e vocês com os seres humanos – destaca o diretor da CBF.

Hoje, cerca de seis mil jogadores brasileiros profissionais estão vivendo e jogando no exterior. No último ano foram feitas algo em torno de mil transferências, enquanto 800 jogadores retornaram ao país pentacampeão.

- Está voltando mais gente e saindo menos, em comparação a anos anteriores – afirma Luiz Gustavo.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 14 mil jogadores profissionais registrados na CBF em mais de 500 clubes. Dentro do país foram assinados mais de 20 mil contratos no último ano, com 14.537 jogadores envolvidos. (*)

A janela brasileira para jogadores que queiram voltar do exterior fica aberta de 20 de junho a 20 de julho. Depois, somente de janeiro a abril de 2013.

O Saferj pretende distribuir a cartilha de orientações do Itamaraty em clubes e locais onde haja concentração de praticantes do futebol.

(*) Fonte: CBF

Exemplos de recomendações da cartilha:


- sempre que possível a transferência deve ser feita pelos sistemas TMC ou ITC (certificado de transferência internacional), de modo a dar garantias trabalhistas ao jogador com apoio da Fifa e da CBF;

- obter visto de negócios para a viagem (apropriado para testes em clubes);

- procurar negociar, antes da viagem, acordo ou entendimento que estipulem as obrigações do agente/empresário no que se refere ao custeio das passagens;

- informar-se antes de viajar sobre as especificidades culturais do país para o qual esteja indo, como regras de trabalho, alimentação, clima etc.

- sempre verificar se o agente ou empresário é licenciado no site da Fifa ou da federação/associação nacional do país de destino.


voltar

IMPRENSA

FILIADOS

SINDAP/BA - Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Bahia Presidente: Osni Lopes
Endereço: Rua Arthur de Azevedo Machado, Nº 497, Loja 107,

SAFECE - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará Presidente: Marco Antônio da Silva Nunes
Endereço: Avenida Dom Luis 500 - sala 9

SIAPES - Sindicato dos Atletas Profissionais do Espírito Santo Presidente: Geraldo Luzia de Oliveira Júnior (juninho)
Endereço: Ed. Presidente Kennedy - 7

SINAPEGO - Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás Presidente: Janivaldo Marçal Chaveiro
Endereço: Rua T 63 esquina com T 36 n&ord

SAFEMG - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado de Minas Gerais Presidente: Juarez Alves Pimenta
Endereço: Avenida Barbacena 473 - sala 603 - Bairro P

SINJOP - Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional do Estado do Pará Presidente: Oberdan Bendelac Menezes
Endereço: Praça Bruno de Menezes, 54
Bairro S

SAFEPB - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado da Paraíba Presidente: Manoel Luiz Melo
Endereço: Rua Semeão Leal 150 - sala 401 - Ed. Pra

  • NOSSOS FILIADOS: