NOTÍCIAS

FENAPAF negocia as férias dos atletas com a CBF

NOTA OFICIAL
16/09/2013

A FENAPAF – Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol - iniciou oficialmente, na última semana, uma conversação com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a fim de assegurar as férias dos futebolistas no período 2013/2014.

O ano de 2014 traz uma questão que complica ainda mais a situação, que é a organização da Copa do Mundo no Brasil e a pausa de quarenta dias no meio do ano. Com esse recesso, as datas para os campeonatos locais ficaram ainda mais achatadas.

A entidade nacional, como lhe cabe tal função legal, não poderia deixar de buscar uma forma que faça valer a preservação da saúde dos futebolistas e suas respectivas férias, conquistadas com muita batalha e união fora dos gramados e tentar criar uma situação que seja plausível dentro do cenário apresentado, em que se respeitem os interesses de todos os envolvidos.

Entretanto, tanto a FENAPAF quanto os sindicatos estaduais afiliados já garantiram não abrir de qualquer direito da categoria do futebolista profissional.

Vale ressaltar que a regulamentação das férias dos atletas somente passou a ser respeitada após uma ação civil pública ajuizada pelo Sindicato de Atletas de São Paulo (SAPESP), um dos fundadores da FENAPAF.

A primeira proposta da CBF previa 17 dias entre o final do Campeonato Brasileiro de 2013 e o começo dos estaduais em 2014, e o restante (13 dias), seria realizado no meio do ano, concomitantemente com decorrer da Copa do Mundo. Tal proposta, no entanto, foi imediatamente rechaçada pela Federação dos Atletas.

Então passou-se a trabalhar com uma segunda proposta, com 20 dias no primeiro momento mais 14 dias no meio do ano, proposta essa que também não foi aceita.

A FENAPAF, então, propôs uma possibilidade mais plausível, porém ainda aquém do ideal. Proposta essa que partiu de alguns atletas ouvidos e envolvidos diretamente nessa questão, ou seja, dentro do espírito do trabalho da Federação de Atletas que é de tomar atitudes de acordo com aquilo que querem os jogadores sindicalizados.

Dentro deste novo contexto, os futebolistas iniciariam suas férias no dia 09 de dezembro, primeiro dia após o fim do Campeonato Brasileiro 2013, e voltariam dia 02 de janeiro de 2014 - 24 dias, e o restante - 06 dias e mais quatro dias do recesso como ganho para a categoria, seriam completados no meio do ano. Nesse formato, os futebolistas ganhariam mais tempo como uma forma de contrapartida.

Essa proposta sacrifica um pouco a pré-temporada, contudo, assegura um maior período de férias, que, segundo os jogadores consultados seria a melhor opção.

Essa negociação se depara com duas questões que vêm dificultando muito a aproximação dos interesses. Primeiro que a iniciativa da CBF para as tratativas do assunto foi muito tardia e não há condição de visitar e falar pessoalmente com os atletas. E segundo, foi o fato de a CBF ter remarcado vários jogos do campeonato deste ano à revelia de qualquer negociação.

A FENAPAF ressalva ainda que está em contato com os atletas de Flamengo, Botafogo-RJ, Fluminense, Corinthians, São Paulo, Santos, Atlético-PR, Atlético-MG, Bahia, Palmeiras, Portuguesa e Ponte Preta entre outros.

Por fim, a Federação esclarece que qualquer acordo somente será realizado com a anuência dos futebolistas, procedimento observado em todas as vezes em que uma discussão desse porte foi necessária.

Baseado nos fatos acima descritos, a FENAPAF continuará as conversas até que se obtenha um desfecho justo e que assegure os direitos dos atletas profissionais.

A FENAPAF é partidária de toda e qualquer negociação que possa resolver as questões controvertidas no setor. Nessas ocasiões sempre busca melhorar as condições de trabalho da categoria e visa o desenvolvimento do futebol, mas, só define as questões se os futebolistas assim autorizarem.

Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol - FENAPAF 

voltar

IMPRENSA

FILIADOS

SINDAP/BA - Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Bahia Presidente: Osni Lopes
Endereço: Rua Arthur de Azevedo Machado, Nº 497, Loja 107,

SAFECE - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará Presidente: Marco Antônio da Silva Nunes
Endereço: Avenida Dom Luis 500 - sala 9

SIAPES - Sindicato dos Atletas Profissionais do Espírito Santo Presidente: Geraldo Luzia de Oliveira Júnior (juninho)
Endereço: Ed. Presidente Kennedy - 7

SINAPEGO - Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás Presidente: Janivaldo Marçal Chaveiro
Endereço: Rua T 63 esquina com T 36 n&ord

SAFEMG - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado de Minas Gerais Presidente: Juarez Alves Pimenta
Endereço: Avenida Barbacena 473 - sala 603 - Bairro P

SINJOP - Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional do Estado do Pará Presidente: Oberdan Bendelac Menezes
Endereço: Praça Bruno de Menezes, 54
Bairro S

SAFEPB - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado da Paraíba Presidente: Manoel Luiz Melo
Endereço: Rua Semeão Leal 150 - sala 401 - Ed. Pra

  • NOSSOS FILIADOS: