SINDICATO DE ATLETAS PROFISSIONAIS DO BRASIL
Notícias
Brasil

Documentações falsas e manobras amadoras: as tentativas frustradas de Felipe Leite de comprovar legitimidade da profissão

03, JUNHO 2021 às 17:35:22

Redação Fenapaf: Junta Governativa

A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol – FENAPAF, através de sua Junta Governativa, esclarece.

1. Durante o mandato de Felipe Augusto Leite, alguns sindicatos iniciaram uma investigação interna para apurar se o presidente realmente havia sido jogador profissional.
 
2. Em 26 de junho de 2017, o Sindicato de Atletas SP recebeu a resposta de um e-mail enviado à CBF, no qual solicita ao Departamento de Registro a certidão oficial de Felipe Augusto Leite (enviada a todos os ex-atletas para fins de aposentadoria e INSS). Conforme pode-se ler abaixo, a responsável nega existir qualquer contrato profissional registrado em seu nome.


3. Com a negativa oficial, os sindicatos ajuizaram um processo de Produção Antecipada de Provas em face de Felipe Augusto Leite e CBF, no dia 04 de dezembro de 2019, que levou o número 0101362-17.2019.5.01.0005 da 5ª Vara do Trabalho/RJ.

4. No processo, a CBF voltou atrás e afirmou ter recebido cópias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) de Felipe Augusto Leite (CBF n⁰ 94057) através da Federação Norte Rio-Grandense de Futebol, que por sua vez havia recebido documentos do América-RN, clube que Leite supostamente teria jogado de 1990 a 1993.


 
5. A documentação, no entanto, apontou duas falhas graves. A primeira foi a falta do número do contrato profissional (existente em todos). A segunda diz respeito à série da CTPS, que até o início dos anos 2000 era única para a categoria dos atletas profissionais (série 600). A apresentada pela CBF leva a série 009.
 
6. PIS FALSO – Desde fevereiro de 2013, o PIS (Programa de Integração Social) é exigido por lei para qualificar membros de uma entidade classe, com o objetivo de evitar que pessoas alheias à categoria participem das diretorias. Como não poderia cumprir essa documentação, Felipe Augusto Leite usou o número do PIS de outro atleta, Álvaro Felipe da Silva, com número de série 1325855064-5, número este que consta na ata de sua última eleição. (LEIA ABAIXO).
7. Em mais uma prova contundente, ao puxar o NIT (PIS) de Felipe Augusto Leite em 2015 através do site na DATAPREV, de conhecimento público, constou outro número de Série, conforme pode-se ler em anexo.
 
8. Diretoria Ilegal – Felipe Augusto Leite não parou por aí. Dissolveu o conselho da FENAPAF sem assembleia (o que é ilegal) e nomeou nova diretoria sem que os atletas tivessem sido indicados por sindicatos (novamente ilegal).
 
9. Permitiu que esses atletas nomeados de forma ilegal passassem a representar as contas da FENAPAF junto aos bancos, o que resultou na denúncia dos demais sindicatos e consequentemente no bloqueio das contas da entidade.
 
 



« VOLTAR




Mais sobre ⟩ Brasil