NOTÍCIAS

Brasil e Bolívia assinam plano de trabalho no Esporte

Objetivo é a implementação do acordo de cooperação esportiva já existente entre os países. As ações já devem começar no segundo semestre deste ano


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, firmou na noite desta quarta-feira (16.05) um plano de trabalho com o vice-ministro do Esporte da Bolívia, Miguel Ángel Rimba Alves. O objetivo é a implementação do acordo de cooperação esportiva já existente entre os países. As ações já devem começar no segundo semestre deste ano.

“Ainda enfrentamos muitas dificuldades, nossa verba é de dois milhões de dólares por ano para uma população de 11 milhões de pessoas. Ainda temos muito trabalho pela frente e queremos contar com o apoio do Brasil para isso”, ressalta o vice-ministro, que possui autonomia de gestão das políticas públicas na área esportiva na Bolívia. Rimba também foi jogador profissional de futebol e defendeu a seleção boliviana na Copa de 1994, nos Estados Unidos.

Aldo Rebelo garantiu apoio e lembrou que o Brasil pretende estender o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 aos países da América do Sul. “Não queremos fazer as Olimpíadas apenas para o brasileiro, mas para todos os sul-americanos. Incentivaremos as empresas brasileiras que atuam na Bolívia a apoiarem os programas esportivos de lá também”, explica o ministro.

No programa de trabalho proposto para começar ainda este ano, estão previstas ações como treinamento de atletas bolivianos em centros de alto rendimento do Brasil, doação de material esportivo para escolas de iniciação esportiva da Bolívia e intercâmbio de profissionais e atletas. Durante a reunião, além da assinatura do termo, houve uma troca de presentes: Aldo Rebelo deu uma camisa do Brasil autografada por Pelé, enquanto Rimba presenteou o colega com uma da seleção boliviana.

Durante o dia, o vice-ministro ainda se reuniu com representantes das secretarias e projetos do Ministério do Esporte para conhecer os programas coordenados pela pasta.

Acordo de cooperação
O plano de trabalho proposto hoje estreita as ações previstas no acordo de cooperação esportiva entre o Brasil e a Bolívia. O acordo foi assinado em maio do ano passado entre o Ministério do Esporte do Brasil e o Vice-Ministério do Esporte da Bolívia.

O convênio prevê cerca de 20 áreas de cooperação, como esporte de alto rendimento e para pessoas com necessidades especiais; ciência, tecnologia e infraestrutura esportiva; informação e documentação; e medicina esportiva. A parceria se dará por meio de intercâmbio de informações em seminários e conferências, visitas técnicas e outras atividades acordadas mutuamente.

voltar

IMPRENSA

FILIADOS

SINDAP/BA - Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado da Bahia Presidente: Osni Lopes
Endereço: Rua Arthur de Azevedo Machado, Nº 497, Loja 107,

SAFECE - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará Presidente: Marco Antônio da Silva Nunes
Endereço: Avenida Dom Luis 500 - sala 9

SIAPES - Sindicato dos Atletas Profissionais do Espírito Santo Presidente: Geraldo Luzia de Oliveira Júnior (juninho)
Endereço: Ed. Presidente Kennedy - 7

SINAPEGO - Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás Presidente: Janivaldo Marçal Chaveiro
Endereço: Rua T 63 esquina com T 36 n&ord

SAFEMG - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado de Minas Gerais Presidente: Juarez Alves Pimenta
Endereço: Avenida Barbacena 473 - sala 603 - Bairro P

SINJOP - Sindicato dos Jogadores de Futebol Profissional do Estado do Pará Presidente: Oberdan Bendelac Menezes
Endereço: Praça Bruno de Menezes, 54
Bairro S

SAFEPB - Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado da Paraíba Presidente: Manoel Luiz Melo
Endereço: Rua Semeão Leal 150 - sala 401 - Ed. Pra

  • NOSSOS FILIADOS: